Localizados

Quatro tripulantes são resgatados com vida após naufrágio de barco

Até sexta-feira (8) à tarde, outros dois haviam sido encontrados sem vida e dois continuavam desaparecidos; o barco tinha oito tripulantes, pescadores contratados em São José do Norte

Foto: Divulgação - DP - Sobreviventes relataram que a provável causa do naufrágio tenha relação com o mau tempo e as fortes rajadas de vento

O barco de pesca Anelise Cardoso, inscrito em Laguna, Santa Catarina, com oito tripulantes, a princípio todos contratados de São José do Norte, naufragou na quinta-feira, nas proximidades do Farol de Sarita, distante aproximadamente 60 quilômetros de Rio Grande. A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), iniciou as buscas na mesma noite, resgatando até a tarde desta sexta-feira, quatro tripulantes com vida, dois óbitos confirmados e dois continuam desaparecidos.

Os sobreviventes relataram que a provável causa do naufrágio tenha relação com o mau tempo e as fortes rajadas de vento. Após a localização dos quatro sobreviventes, a equipe de resgate localizou o primeiro corpo, que estava ainda agarrado a uma boia. Bombeiros e autoridades seguem nas buscas pelos outros tripulantes. Informações preliminares dão conta de que os outros desaparecidos estariam na parte de baixo do barco.

A Capitania dos Portos informou que assim que recebeu o pedido de socorro iniciou as operações de busca e salvamento, determinando o envio de meios para auxiliar no resgate. As buscas continuaram na sexta-feira, com o emprego de uma moto aquática e duas viaturas da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul.

Também está sendo utilizado um bote pneumático do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. Além disso, quatro mergulhadores do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul participam das buscas. A Marinha informou ainda que será instaurado Inquérito Administrativo para apuração das causas e responsáveis pelo acidente.

Embarcação Manuela Simão

Em relação à embarcação Manuela Simão, de Itajaí, Santa Catarina, que desapareceu com seis tripulantes a bordo, a Marinha do Brasil informou que as buscas foram suspensas temporariamente. A embarcação, que saiu no dia 18 de outubro, para realizar um período de pesca na região Sul do País, tinha previsão de retorno no dia 11 de novembro. A última posição conhecida foi no dia 4 de novembro, nas proximidades do Chuí.

No dia 12, quando o Serviço de Busca e Salvamento (Salvamar Sul) tomou conhecimento do desaparecimento da embarcação, as buscas foram iniciadas imediatamente. Em virtude do tempo decorrido do incidente (mais de 20 dias), aliado a outros fatores, foi decidido pela suspensão das buscas marítimas e aéreas aos seis tripulantes desaparecidos.
Foram realizadas buscas intensivas em todas as áreas prováveis, consideraram o possível ponto do desaparecimento e o cálculo da deriva, e empregaram importante esforço composto por meios navais da MB e meios aéreos da Força Aérea Brasileira e, por oportunidade, navios privados, sem contudo ter encontrado, até o momento, quaisquer indícios dos tripulantes e da embarcação.

Através de nota oficial, a Marinha ressaltou ainda que as buscas foram suspensas e não encerradas. Novas ações devem ser realizadas sempre que navios da Marinha do Brasil estiverem em operação na área ou quando novos e fidedignos fatos e informações ocorrerem sobre os desaparecidos.

A Marinha orienta para que as embarcações estejam atentas às condições meteorológicas, bem como o estado do mar (meteoceanográficas) em sua área de navegação, antes de desatracar. Recomenda também o aplicativo “Boletim ao Mar” que tem o propósito de disponibilizar em smartphones as condições meteorológicas, avisos de mau tempo, cartas sinóticas, bem como os Avisos Rádio Náuticos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Indivíduo vinculado a chefe de facção da região Sul é preso em flagrante Anterior

Indivíduo vinculado a chefe de facção da região Sul é preso em flagrante

PRF apreende dez pistolas dentro de ônibus de linha em Pelotas Próximo

PRF apreende dez pistolas dentro de ônibus de linha em Pelotas

Deixe seu comentário